Março/Abril de 2006 - nº 17
 

Desafios

Especificidade, diferenciação e adequações - a educação escolar indígena no Brasil
Eliene Amorim de Almeida
- mestre em educação, educadora, indigenista do Centro de Cultura Luiz Freire

Participação e autonomia na gestão das escolas indígenas: uma reflexão
Francisca Novantino P. de Ângelo
- mestre em Educação, professora Indígena do povo Paresi- MT, e membro do Conselho Nacional de Educação/ CNE


Entrevistas

“Queremos formar guerreiros, são eles que vão assumir o trabalho das lideranças”
Edilene Pajeu, Pretinha -
membro do Conselho Nacional de Professores Indígenas


•  Avanços devem-se aos próprios índios, que reivindicaram atendimento escolar de qualidade
Kleber Gesteira Matos
- coordenador geral de Educação Escolar Indígena no Ministério da Educação


Experiências

Direito à universidade e respeito à diferença: em debate a necessidade de formação superior para professores indígenas
Rosa Helena Silva - professora Universidade Federal do Amazonas

•  Pamáali: construindo uma educação escolar indígena no Rio Içana
Laise Lopes Diniz
- assessora do Projeto Educação Indígena do Alto Rio Negro do Instituto Socioambiental - ISA.


Edições
Anteriores
| Expediente |
| Indicar Assinatura | Cadastrar e-mail | Descadastrar e-mail |