Controle Social

CGU divulga texto-base da primeira Conferência de Transparência e Controle Social

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou em sua página na Internet o texto-base da primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), cujo tema central é “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” (acesse aqui o documento).


O texto está dividido em quatro eixos temáticos, que correspondem à “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos”; “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”; “A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle”; e “Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção”. Há ainda um apêndice, com um “mapeamento e diagnóstico” sobre os “temas da transparência pública, controle social, atuação de conselhos como instâncias de controle e prevenção e combate à corrupção”.

A etapa nacional da conferência está prevista para maio de 2012, e atualmente há mobilização de Estado e sociedade civil para a convocação das etapas estaduais, municipais e conferências livres. Recentemente, o Observatório da Educação entrevistou o secretário de Prevenção da Corrupção da CGU, Mário Vinícius Spinelli, sobre o tema (acesse aqui).

As informações sobre a primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) estão disponíveis na página eletrônica da CGU: http://www.cgu.gov.br/consocial/index.asp

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar