Sugestões de Pautas

Cobertura especial: o novo Plano Nacional de Educação 2011-2020

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Desde a Conferência Nacional de Educação, em 2010, o Observatório publicou diversas reportagens, análises e entrevistas sobre o Plano Nacional de Educação que está sendo debatido para o próximo decênio. Confira os principais temas da cobertura.

 

 

Financiamento

 

Controle social e participação

 

Sistema Nacional de Educação

 

Gênero e sexualidade

Tramitação

 

Análises

Comentários  

 
+1 # Licenciatura Plena em Matemática.Clodomiro Abílio Pereira 29-07-2011 12:48
RETROCESSO DEMOCRÁTICO

A meta 19 do PNE (2011-2020 ) caracteriza um grave retrocesso democrático e ao mesmo tempo prejudicial à Educação do país ao permitir o loteamento político (cargo comissionado,de confiança, de indicação política )para os cargos de Gestores Escolares (Diretor de Escola,Coordena dor Pedagógico e Supervisor Escolar )Além de criar lá dentro da Escola uma balança onde a medida será feita por dois pessos contraditórios :o primeiro peso tem característica transparente e democrárica como é o caso do Concurso Nacional para Professores;o outro tem características bem diversas do primeiro é o caso da indicação do Diretor da Escola onde prevalecerá o maldito "jeitinho brasileiro"só que ficará nas maõs dos prefitos dos mais de 5560 Municípios do país,nas maõs do 27 entes Federados para agraciarem partidos políticos e cabos eleitorais.Quem conhece o Brasil do jeito que ainda é assistirá:troca - troca de diretores a cada dois anos para satisfazer as bases aliadas dos políticos .Há ainda um grave desrespeito ao artigo 37 da Constituição.O município de São Paulo e o Estado de São Paulo assistirá outro retrocesso visto que nesse importante Estado da Federação diretor de Escola é cargo de importância para Educação Nacional e requer preparo prévio, títulos e experiência em sala de aula.Além do crivo do CONCURSO PÚBLICO A pergunta que não quer calar é esta-a quem interessa esse retrocesso?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # IMPEDE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE DE MÉRITO Clodomiro Abílio Pereira 13-01-2012 19:25
A meta 19 do (PNE-2011/2020)que manda retirar o crivo do concurso público na nomeação de Diretor de Escola cria uma mega operação de nomeação política para um cargo vital para a qualidade da Educação Nacional:fica nas mãos de Prefeitos,gover nadores tal poder.Com isso, quem perde é a democracia que tem um de seus pilares na participação do cidadão nos destinos da Nação.Com isso assistiremos ao toma lá da cá que infelizmente ainda permeia os ditames dos políticos Nacionais. Por fim o prejuizo será para toda a sociedade que perderá o controle de mérito medido pelo concurso público;ficando em seu lugar a decisão monocrática do político de plantão- nos 5560 municípios e nos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal.É uma lástima!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
+1 # RE: Cobertura especial: o novo Plano Nacional de Educação 2011-2020Beatriz 30-05-2014 21:25
A abordagem sobre os critérios tecnicos e desempenho, não seriam cursos e provas para aqueles que almejam o cargo? Há um complemento sobre a participação da comunidade Escolar. Em Salvador, os candidatos a este cargo de confiança fazem um curso, avaliação, se forem aprovados participam de uma eleição.
Responder | Responder com citação | Citar