Presidenciáveis não detalham propostas para a educação

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A dois meses das eleições, os candidatos à presidência não formularam todas as suas propostas para a educação, de acordo com levantamento feito pelo Observatório da Educação. Foram consultados os programas de governo dos quatro principais concorrentes ao Palácio do Planalto: Dilma Rousseff, do PT, José Serra, do PSDB, Marina Silva, do PV, e Plínio Sampaio, do PSOL.

 

Dos quatro concorrentes, dois deles, Plínio Sampaio e José Serra, ainda não condensaram as suas propostas em um único documento. Segundo a assessoria do candidato tucano, a coordenação de campanha está coletando propostas por meio da contribuição de eleitores na internet e nas visitas aos estados. A previsão é de que as propostas estejam sistematizadas até o início do horário eleitoral gratuito, previsto para 17 de agosto. Por isso, as únicas propostas para a educação de José Serra estão contidas na proposta de governo disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Já o comitê do candidato Plínio afirmou que as propostas estão em fase de sistematização e que elas serão baseadas no Plano Nacional de Educação (o novo plano, de 2011-2020, ainda não foi enviado ao Congresso). A assessoria de comunicação do candidato apresentou ao Observatório algumas das propostas contidas no futuro plano de governo.

 

As assessorias das candidaturas de Dilma Rousseff e Marina Silva disseram que haverá novas versões do programa de governo. Veja abaixo as principais propostas para a área de educação.

 

Investimentos

Todos os candidatos consultados reconheceram a necessidade de se aumentar os investimentos para a educação, sem explicitar, no entanto, como nem quanto será destinado à área.

 

Plínio Sampaio definiu uma meta – 10% do PIB – de recursos para serem aplicados imediatamente. Atualmente, são investidos cerca de 5%. Em declarações a veículos de comunicação, Marina Silva se comprometeu a investir 7%, adotando as referências de estudos sobre o Custo Aluno-Qualidade, aprovado na última Conae (Conferência Nacional de Educação).

 

Educação Infantil

Marina Silva afirma que, se eleita, as creches serão ampliadas, garantindo uma “cogestão comunitária”. Ela pretende integrar as políticas de atendimento à primeira infância a outros programas de apoio à família, como as de transferência de renda. Plínio propôs o oferecimento universal de vagas na educação infantil, com investimentos apenas em instituições públicas. Dilma Rousseff e José Serra não fazem, até o momento, propostas nessa área.

 

No entanto, nenhum dos candidatos apresenta propostas de apoio técnico e financeiro da União para garantir o cumprimento da Emenda 59, que determina a obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos (ouça entrevista com o professor Carlos Jamil Cury sobre o assunto, aqui).

 

Educação Básica

Na educação básica, a falta de propostas concretas é a tônica. As duas únicas são: a colocação de dois professores por sala de aula da primeira série do ensino fundamental (José Serra) e a expansão da contratação de professores para garantir o limite de 25 alunos por sala no ensino fundamental e 35 no ensino médio (Plínio Sampaio). Todos reiteraram a importância de aumentar a qualidade do ensino médio.

 

Valorização do profissional da educação

A valorização do profissional da educação foi um dos pontos com maior número de propostas dos candidatos. Dilma defende a produção de material pedagógico digitalizado.

 

Já a candidata Marina afirma que priorizará a formação inicial e continuada, estabelecerá planos de carreira e salários dignos, promoverá o aumento e o cumprimento do piso salarial, além de investir na melhoria das condições de trabalho.

 

Plínio Sampaio propõe a criação de um plano de carreira nacional e implantação do piso salarial aprovado na Conferência Nacional de Educação, realizada no início deste ano. Serra não citou, em sua proposta apresentada ao TSE, propostas para a área.

 

Ausências

Até o momento, os candidatos não apresentaram propostas específicas para: a implantação do Sistema Nacional de Educação; como garantir recursos – vinculados ao PIB – para atender à demanda de ensino médio e pré-escola; a área de ensino de jovens e adultos e a educação em prisões (a implantação das diretrizes nacionais para a educação nas prisões, aprovadas recentemente pelo Conselho Nacional de Educação).

 

Outras propostas

Dilma e Plínio são a favor das ações afirmativas, como cotas raciais e sociais, para seleção nas instituições públicas de ensino superior. Eles também defendem a expansão das universidades federais.

 

Sobre o Prouni, Plínio propõe o fim do programa e a condução dos seus estudantes para as universidades federais, enquanto que Dilma propõe o aumento da concessão de bolsas estudantis. Marina se comprometeu a incentivar e apoiar as licenciaturas curtas, em especial as voltadas para novas tecnologias e ciências exatas. Ela também ampliaria os recursos para extensão universitária.

Comentários  

 
0 # ONDE ESTÃO ESCRITOS OS PROGRAMAS?Carlos Henrique Tretel 11-08-2010 07:01
Olá, gente do Observatório, bom dia! Salvo melhor juízo, faltou na reportagem indicação do site em que se encontram disponíveis os programas de governo de Dilma e Marina, uma vez que as assessorias delas disseram que haverá novas versões do programa de governo. Então há versões atuais. Em verso, verso mesmo, tipo repente, ou em prosa?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # ProgramasObservatório da Educação 11-08-2010 11:25
Olá, Carlos!

De fato, todos os candidatos disseram que a versão entregue ao TSE não é a definitiva (estes podem ser acessados aqui http://www.tse.gov.br/internet/redirecionador/divulgaCand2010.htm); são como "cartas de intenções". Não identificamos, ainda, novos programas, mas estamos monitorando as páginas oficiais dos canditados e assim que soubermos das novas versões divulgamos por aqui!

Abraços,
Equipe do Observatório
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Proposta dos presidenciáveis Gisliene Hesse 11-08-2010 12:53
Procurei no site do TSE as propostas dos presidenciáveis e não encontre. Estamos querendo fazer uma matéria especial sobre o assunto, mas infelizmente, não estou encontrando esses documentos. Liguei para os senhores e também não consegui falar. Gostaria que me indicassem onde encontraram as propostas citadas na sugestão de pauta? Fico no aguardo de uma resposta, com certa urgência.

Gisliene Hesse (Projeto Criança e adolescente: prioridade no parlamento, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos )
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Funcionou?Observatório da Educação 12-08-2010 00:21
Gisliene, por favor veja a resposta dada ao Carlos acima e veja se consegue entrar. Também vamos colocar os arquivos em PDF na nossa página, em breve.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # COMO ACESSO ONDE ESTÃO ESCRITOS OS PROGRAMAS?Carlos Henrique Tretel 11-08-2010 20:18
Olá, equipe do Observatório, grato pela atenção. Mas, ao acessar o endereço que vocês indicaram, obtive, minha gente,a seguinte informação: "Bem-vindo a Divulgação de Registros de Candidaturas das Eleições 2010
A consulta dos Registros de Candidatura será realizada em uma outra janela que deverá se abrir a partir desta.
Caso esta janela não tenha aparecido automaticamente , por gentileza, execute os seguintes passos:
1 - Desabilite o bloqueador de popup's do seu navegador web;
2 - Pressione a tecla [F5] no seu teclado ou [Clique Aqui] .
Resolução Recomendada: 1024x768".
Pois bem. Sendo, reconheço, praticamente um semi-analfabeto digital, peço a vocês mais um pouco de atenção, respondendo-me, se possível, como desabilito o bloqueador de popu's do meu navegador web. Vocês podem me ajudar? Um abraço para todos(as) também. E parabéns pelo trabalho. É muito bom saber que acontece esse monitoramento.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # Observatório da Educação 12-08-2010 00:20
Olá, Carlos!

Sem problemas! Qual navegador você utiliza? Tente o seguinte no Internet Explorer:

1)Na barra de menu superior, vá em Ferramentas --> Bloqueador de Pop-ups --> Sempre permitir pop-ups deste site --> OK

2) Deve aparecer uma janela com o mapa do Brasil e os Estados. Ao lado desse mapa, à esquerda, há um mapa menor do Brasil. Clique ali.

3) Acima, selecione o cargo - Presidente

4) Ao lado, em situação, Todos

5) Clique na Lupa; pronto, os candidatos aparecem. Clique nos que deseja pesquisar. Em cada um deles, haverá a opção "Vizualizar proposta dos candidatos". É um arquivo PDF.

Qualquer problema, estamos aí!

Abraços,

Fernanda, do Observatório
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # programas dos presidenciáveis Renata Szerman 16-08-2010 20:45
Olá, pessoal do Observatório, como faço para encontrar os programas dos presidenciáveis em relação á Educação Básica? Desde já, agradeço.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # descriminar para educarWalter Hauer 08-09-2010 16:00
Se todos os funcionários públicos, fossem obrigados por lei usarem somente a escola pública como hoje faz a base da piramide. Nunca mais a merenda iria intoxicar crianças, nem professores, nunca mais faltaria cadeiras escolares, e também não seriam estas. A segurança afastaria as drogas, e os professores voltariam a ter orgulho da sua nobre profissão. Assim também acabando com o abuso explícito e a desprezivel descriminação que é imposta por funcionarios pagos pela sociedade.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
0 # educaçãomarli barreto 07-04-2012 01:30
gostaria de perguntar quais as propostas ainda não foram realizadas na educação ?
Responder | Responder com citação | Citar