Fala educador, fala educadora!
A voz dos professores e professoras está ausente do debate público sobre educação. Entre as causas deste silêncio, estão os mecanismos normativos e culturais de restrição à manifestação de opiniões que ainda persistem no país.
Em 15 de outubro de 2009, a Campanha Fala Educador! Fala Educadora! se reuniu com professores da rede pública para debater formas de inserção da voz do professorado no debate público sobre educação. O encontro marca o início de uma terceira fase da Campanha, em que profissionais da educação são chamados a romper esse silêncio e escrever artigos sobre o cotidiano escolar e o ofício docente.
Os artigos aqui publicados fazem parte desse esforço.
Envie seu texto para observatorio@acaoeducativa.org Saiba mais no blog da Campanha
Artigo: Folha de S. Paulo defende política do governador Serra
Sex, 12 de Fevereiro de 2010 15:06
Por Regina Oshiro*, professora de História da rede estadual de ensino de São Paulo
O jornal Folha de S.Paulo, no dia 2 de fevereiro, publicou editorial defendendo que a combinação avaliação de professoras/as e premiação por resultados é a receita para a melhoria da qualidade da educação no País. O editorial diz que a observação “de dentro da escola” é a melhor forma de identificar problemas, indicando que eles se resumem ao trabalho docente, mas reconhece, timidamente, que há várias soluções que estão fora da escola.
Mais Artigos...
- Violência na escola: a culpa é de quem?
- Mais uma vez, vitória da prova...Uma abordagem pedagógica sobre o NOVO ENEM
- Alguns elementos de crítica a serem considerados na elaboração de um Plano Municipal de Educação que leve em conta as reais necessidades da rede municipal de educação de São Paulo
- Formação docente e participação política
Página 3 de 9

Fala educador, fala educadora!


