Transparência e acesso à informação

Dados sobre as políticas educacionais são essenciais para o controle social

Público x Privado na Educação

Reportagens e reflexões sobre essa relação no campo educacional

EJA e Educação nas Prisões

Jovens, adultos e pessoas privadas de liberdade têm direito à educação

Valorização do professor

Condição de trabalho e participação de educadores no debate público

De olho nos conselhos

Composição e atuação dos conselhos de educação nas três esferas de governo

Home » Arquivo da Categoria

Artigos em Gestão democrática

Conferências mobilizaram cerca de cinco milhões de pessoas

25 de setembro de 2013 – 19:07 |

Entre 2003 e 2010, 74 conferências nacionais foram realizadas em 40 temas. Apesar dos números, poder de influência nas políticas públicas ainda é um desafio.
 
A pesquisa “Arquitetura da Participação no Brasil: avanços e desafios”, produzida pelo …

Desafio é garantir autonomia, afirma integrante do Fórum de Educação de Pernambuco

23 de setembro de 2011 – 16:15 |

Em entrevista ao Observatório da Educação, a professora Leocádia da Hora, que representa a Undime-PE no Fórum Estadual de Educação de Pernambuco (FEE-PE), contou sobre o processo de formação do órgão e ressaltou a importância de se construir um espaço com autonomia em relação ao governo estadual. Leocádia também ressaltou que o principal compromisso político da instância, neste início de atividades, será lutar pela ampliação do investimento em educação.

Fóruns estaduais são criados em diferentes partes do país para debater planos de educação

23 de setembro de 2011 – 16:04 |
Em dezembro de 2010, o Ministério da Educação (MEC) instituiu, por meio de uma portaria, o Fórum Nacional de Educação (FNE), que tem por objetivo coordenar as conferências nacionais de educação, acompanhar e avaliar a implementação de suas deliberações, e promover a articulação entre os correspondentes fóruns de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

Fórum de Educação do Paraná elaborou propostas de emendas ao PNE

23 de setembro de 2011 – 16:02 |
O Observatório da Educação entrevistou o professor Zaki Akel Sobrinho, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador geral do Fórum Estadual de Educação do Paraná. Ele falou sobre o processo de organização do fórum, as atividades realizadas e destacou a importância da mobilização da sociedade para influir na elaboração do Plano Nacional de Educação. 

Fórum de Educação de SP é formalizado e tem participação da Secretaria

9 de setembro de 2011 – 19:33 |
Lançado em março deste ano, o Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEE) foi formalizado no último mês e terá como principal função acompanhar e contribuir para a formulação do Plano Estadual de Educação (PEE). O regimento será debatido nas próximas semanas e as reuniões, por ora, são mensais.

Na Paraíba, grupo vai apoiar criação de conselhos escolares

25 de novembro de 2010 – 18:09 | 4 Comentários

Além dos conselhos de educação (nacional, estaduais e municipais), a LDB estabelece também a criação de conselhos escolares – que têm papel importante para a gestão democrática e o monitoramento das políticas educacionais. Como funcionam …

Construção participativa do plano de educação de São Paulo envolveu 21 mil pessoas

29 de junho de 2010 – 17:57 |

De 18 a 20 de junho, cerca de 1.500 delegados participaram de uma conferência e votaram propostas para a elaboração do plano para os próximos 10 anos; texto segue para a Câmara dos Vereadores

A maior contribuição da Conferência foi o processo de participação, não o documento em si, diz pesquisador

29 de junho de 2010 – 17:50 |

Elie Ganem, professor da Faculdade de Educação da USP, esteve nas plenárias da Conferência de Educação de São Paulo e acompanhou o processo de plenárias regionais. Em entrevista para o Observatório da Educação, o pesquisador …

Sistema de avaliação da educação deve ser global

7 de maio de 2010 – 15:22 |

Ampliar a dimensão do sistema de avaliação da educação, que não seja apenas baseado na testagem de aprendizagem, foi um dos temas centrais do eixo “Qualidade da Educação, Gestão Democrática e avaliação”, na Conferência Nacional de Educação (Conae).

Fóruns e movimentos comentam participação no processo de construção do plano de educação de São Paulo

22 de abril de 2010 – 18:53 |

Está em curso, na cidade de São Paulo, um processo de mobilização para a construção de um plano de educação, com a participação da sociedade civil, que vai orientar as políticas educacionais no município para os próximos dez anos.