Transparência e acesso à informação

Dados sobre as políticas educacionais são essenciais para o controle social

Público x Privado na Educação

Reportagens e reflexões sobre essa relação no campo educacional

EJA e Educação nas Prisões

Jovens, adultos e pessoas privadas de liberdade têm direito à educação

Valorização do professor

Condição de trabalho e participação de educadores no debate público

De olho nos conselhos

Composição e atuação dos conselhos de educação nas três esferas de governo

Home » Arquivo da Categoria

Artigos em Avaliação

Autora de avaliação infantil criticada por pesquisadores virá ao Brasil convidada pelo Governo

24 de novembro de 2011 – 21:39 |

Jane Squires, uma das autoras do ASQ-3 (instrumento de avaliação do desenvolvimento infantil que o Observatório analisou neste mês) virá ao Brasil no início de dezembro. A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE) vai trazê-la a Brasília no próximo dia 5, segunda-feira, para uma apresentação do instrumento.

Leia aqui os trechos do projeto de lei – 07420/2006 sobre a questão da avaliação

24 de novembro de 2011 – 20:24 |

Art. 2º A qualidade do ensino fundamental e médio será periodicamente aferida pelo processo nacional de avaliação do rendimento escolar, previsto na lei de diretrizes e bases da educação nacional, conduzido pela União.

A responsabilização de escolas levaria a uma década perdida na educação, diz pesquisador sobre LRE

24 de novembro de 2011 – 20:21 |

Luiz Carlos de Freitas é professor da Faculdade de Educação da Unicamp, e estuda a área de avaliação. Ele está acompanhando o processo de tramitação da chamada Lei de Responsabilidade Educacional.

Prevista para punir maus gestores, Lei de Responsabilidade Educacional poderá se voltar também a escolas

24 de novembro de 2011 – 20:14 |

A Lei de Responsabilidade Educacional estabeleceria punições mais severas a gestores que descumprirem a legislação educacional. Mas, no texto do projeto tomado como base para discussão, a LRE pode acabar fazendo com que gestores repassem a responsabilidade às unidades escolares, dizem pesquisadores.

 

SAE propõe protocolo unificado para avaliar desenvolvimento infantil

27 de outubro de 2011 – 20:32 |

Em documento lançado no Seminário Cidadão do Futuro, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência apresenta quatro eixos para a construção de um “Programa de atenção integral à primeira infância”.

 

Pesquisadores da educação infantil criticam ideia de avaliação em programa para primeira infância do governo federal

27 de outubro de 2011 – 20:07 |

A proposta da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE) de criar e integrar políticas de atenção à primeira infância tem gerado intenso debate entre pesquisadores e profissionais da educação infantil. O ponto polêmico da discussão é a ideia de avaliar crianças de 0 a 5 anos (de creches e pré-escolas) com base em um modelo que já foi adotado pelo Rio de Janeiro, em parceria com a SAE.

 

Rio de Janeiro aplica avaliação na educação infantil em parceria com a SAE

27 de outubro de 2011 – 19:50 |

A aplicação do método avaliativo ASQ-3® (Ages & Stages Questionnaires) para creches e pré-escolas foi iniciada no Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Educação do município no ano passado, com o apoio da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE).

“Estão deixando a pesquisa de educação de lado”, afirma professora da USP sobre proposta de avaliação em creches

27 de outubro de 2011 – 19:44 |

Maria Letícia Nascimento é professora doutora da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora na área da sociologia da infância e da educação infantil. Participa do Fórum Paulista de Educação Infantil e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

“É um escalonamento falso”, diz pesquisadora da UERJ sobre método avaliativo aplicado em creches do Rio de Janeiro

27 de outubro de 2011 – 19:35 |

Em entrevista ao Observatório da Educação, a professora, pedagoga e doutora em educação Lígia de Aquino, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), fala sobre o método de avaliação e monitoramento do desenvolvimento infantil Ages and Stages Questionnaries-3 (ASQ-3) que está sendo aplicado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Aquino reflete sobre esse instrumento avaliativo e suas possívei implicações para a educação infantil. Leia a seguir a entrevista na íntegra.

Inscrições de exame de certificação de jovens e adultos são prorrogadas para 10 de outubro

30 de setembro de 2010 – 21:31 |

O Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Encceja 2010 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para 10 de outubro. A aplicação das provas continua marcada para o dia 12 de …