Transparência e acesso à informação

Dados sobre as políticas educacionais são essenciais para o controle social

Público x Privado na Educação

Reportagens e reflexões sobre essa relação no campo educacional

EJA e Educação nas Prisões

Jovens, adultos e pessoas privadas de liberdade têm direito à educação

Valorização do professor

Condição de trabalho e participação de educadores no debate público

De olho nos conselhos

Composição e atuação dos conselhos de educação nas três esferas de governo

Home » Arquivo da Categoria

Artigos em Desafios da Conjuntura

Nova edição do Desafios da Conjuntura discute ensino médio integral

7 de dezembro de 2012 – 20:53 |

Observatório da Educação lança nova edição do boletim Desafios da Conjuntura: “Ensino médio de tempo integral em debate”; esta é a trigésima edição da publicação

 

A educação integral e o ofício do educador de arte

7 de novembro de 2012 – 16:35 |

Confira também a Parte 2 do debate.
As discussões sobre a educação integral no Brasil ganham espaço e experiências de arte-educação têm aparecido como resposta à necessidade de extensão do tempo de trabalho educativo — que …

Ensino médio em São Paulo será tema de debate promovido pelo Observatório; participe!

9 de agosto de 2012 – 20:24 |

No dia 23 de agosto, o Observatório da Educação convida pesquisadores(as), professores(as), gestores(as), estudantes e jornalistas  para discutir políticas e experiências em curso no ensino médio em São Paulo; inscrições abertas

 

Internautas comentam debate sobre ensino de artes em São Paulo

10 de julho de 2012 – 17:46 |

O seminário sobre a arte-educação do dia 29 de junho foi transmitido pela internet e, apesar de alguns problemas de conexão ocorridos no início do debate, o bate-papo simultâneo teve uma participação média de 20 pessoas durante toda a sua realização. Presencialmente, 130 pessoas participaram do evento. Os internautas puderam deixar suas impressões no chat – que pode ser consultado no endereço www.observatoriodaeducacao.org.br/aovivo. O vídeo do debate na íntegra também estará disponível na página, em breve.

 

Somente ampliar carga horária na escola atual não resolve ensino de arte

10 de julho de 2012 – 17:44 |

“Uma sala de aula com 40 alunos para organizar experiência artística com 45 minutos semanais é uma loucura”. A fala do professor de artes Carlos Eduardo Fernandes Jr. reflete a situação em que a disciplina de artes é ensinada aos alunos da rede pública hoje em dia – ao menos a paulistana.

 

Currículo e espaço físico são alguns dos entraves para o ensino de artes nas escolas

10 de julho de 2012 – 17:42 |

A articulação entre ensino formal de arte e o não-formal e seus diversos agentes – educadores, pesquisadores, ONGs, fundações e instituições culturais – foi um dos focos do debate promovido pelo Observatório no dia 29 de junho.

 

Desafios do ensino de artes foi tema de debate do Observatório

10 de julho de 2012 – 17:36 |

No dia 29 de junho, o Observatório realizou o seminário “A educação integral e o ofício do(a) educador(a) de arte: o papel da escola, das ONGs e das instituições culturais”. O debate apontou problemas no ensino de arte implementado nas escolas, e levantou preocupações com os caminhos da educação em tempo integral. O debate foi realizado pela Ação Educativa em parceria com o Instituto C&A.

 

Acompanhe ao vivo o debate sobre arte-educação

29 de junho de 2012 – 12:18 |

Daqui a pouco começa o debate “A educação integral e o ofício do(a) educador(a) de arte: o papel da escola, das ONGs e das instituições culturais”, que acontece aqui na Ação Educativa com a participação de …

Ensino de artes será tema de debate na próxima semana; participe!

21 de junho de 2012 – 19:14 |

No dia 29 de junho, Observatório reúne educadores(as) e pesquisadores(as) para discutir o papel da escola, das ONGs e das instituições culturais na arte-educação; inscrições abertas

 

Propostas para a educação são insuficientes, avaliam professores em debate sobre os programas de governo

15 de outubro de 2010 – 20:49 |

Em debate realizado pelo Observatório da Educação da Ação Educativa, professores da rede pública avaliaram negativamente as propostas de governo dos candidatos à presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), e do governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O evento teve transmissão ao vivo pela internet, tradução em libras e um bate-papo online, onde mais de 60 pessoas participaram.