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ICAE propõe aprofundar debate sobre quatro temas

Enviado por on 5 de novembro de 2008 – 16:16nenhum comentário

O Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE, na sigla em inglês) divulgou no final de julho um documento  que propõe que a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA VI) discuta prioritariamente quatro temas. A CONFINTEA VI será realizada em Belém, capital paraense, entre 19 e 22 de maio de 2009, e terá como mote “Living and Learning for a Viable Future – The Power of Adult Learning” (Vivendo e Aprendendo para um Futuro Viável: o poder da Educação de Adultos).

Os quatro temas foram definidos “após uma intensa consulta entre seus membros e redes” e em “espírito de diálogo com os governos e agências internacionais”. São eles:
1) a pobreza e a crescente desigualdade social e cultural; 2) o direito à educação e à aprendizagem das mulheres e dos homens imigrantes; 3) a prioridade da educação de pessoas adultas, incluindo a alfabetização, como parte dos objetivos da Educação para Todos/as (EPT) e como uma ferramenta crítica para alcançá-los; e 4) a necessidade de novas políticas e nova legislação para assegurar o direito à aprendizagem sem discriminação por idade, gênero, raça, etnia, classe, orientação sexual, religião, deficiência e status nacional, e sua efetiva destinação financeira.

O documento também destaca a necessidade de existirem mecanismos internacionais legítimos para o monitoramento das ações em educação de jovens e adultos e de a CONFINTEA VI se ocupar de mudanças reais.

“São necessários novos pontos de referência quantitativos e qualitativos para evidenciar a transversalidade de gênero e todas as suas interseções em torno à raça, deficiência, etc. Além disso, não podem existir soluções efetivas à pobreza, à exclusão, à crise de alimentos, à migração e aos deslocamentos provocados pela mudança climática, se as políticas educativas não levarem em conta o contexto global mutante e instável. No que se refere ao acesso, são necessários mecanismos de monitoramento para rastrear as múltiplas causas de marginalização e fornecer dados de repetência e conquistas, especialmente em relação à alfabetização. Na educação básica, os dados sobre repetência escolar têm sido fundamentais para re-alinhar e elaborar políticas e programas.”

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