Home » EJA e Educação nas Prisões, Reportagem

MEC torna público documento brasileiro para Confintea VI

Enviado por on 5 de novembro de 2008 – 12:31nenhum comentário

No final de março, o Ministério da Educação divulgou o Documento Base Nacional, que faz um diagnóstico da educação de jovens e adultos no país para servir de parâmetro às discussões da VI Conferência Internacional de Educação de Adultos – Confintea. A Conferência será realizada no Brasil, em 2009, em cidade ainda a ser definida.

O documento brasileiro possui 64 tópicos, que abordam quatro temas: sujeitos da educação de jovens e adultos, estratégias didático-pedagógicas para a EJA, intersetorialidade da EJA, EJA no Sistema Nacional de Educação. Uma segunda parte, com recomendações, será construída a partir das discussões feitas pelos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos em seus encontros estaduais.

Para Jerry Adriani da Silva, representante dos Fóruns na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, o documento é bastante abrangente. “Acredito que a discussão sobre o sujeito da EJA ficou muito interessante e conseguiu conceituar bem esse tema, que muitas vezes é tratado de forma abstrata. As discussões regionais devem complementar essa visão com questões mais locais e outros sujeitos devem aparecer”. Ao mesmo tempo, ele diz ter sentido falta de um diagnóstico nacional, que estava previsto inicialmente para constar no documento. “Faltou esse diagnóstico qualitativo a respeito das políticas e ações que vêm sendo realizadas no Brasil”, diz.

Acesse o documento.

Tags: , ,

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.