Home » Avaliação, Entrevistas

Depoimento – João Batista Oliveira – presidente do instituto Alfa e Beto

Enviado por on 19 de novembro de 2008 – 14:48nenhum comentário

Depoimento – Ideb

João Batista Oliveira – presidente do instituto Alfa e Beto

1 – Quais são os limites do índice e como superá-los? É possível contemplar as diversidades, nas escolas e entre as escolas?

A questão do Ideb é mais de apresentação e divulgação do que do índice propriamente dito. Acho que misturar os dois índices é desnecessário e ambíguo. Mas isso não é um problema grave na medida em que eles explicitam o que é resultado de prova e o que é resultado de fluxo. Pena que na propaganda oficial do governo ocorra a mistura e é dada a informação equivocada para a sociedade. Mas a comunicação é errada, não o índice. Temos índices suficientes no Brasil para saber o termômetro da educação. O que nós não temos, e não é obrigação do governo federal, é um problema das redes de ensino: um currículo e provas baseadas no currículo para saber como melhorá-lo. O Ideb não é feito para isso e não serve para isso. Então tem que se desenvolver outro tipo de teste estadual e depois calibra-lo com o Ideb. Mas isso é função dos governos estaduais e municipais se quiserem fazê-lo.

Tags: ,

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.