Home » Reportagem, Transparência e acesso à informação

Saiba mais sobre o processo de reforma da lei de direitos autorais

Enviado por on 22 de julho de 2010 – 20:05nenhum comentário

Criada em 1998, a lei 9.610, que regula os direitos autorais no país, é considerada uma das mais restritivas do mundo por especialistas como a professora de propriedade intelectual Carolina Rossini (veja entrevista completa aqui).

Atualmente, não é possível copiar integralmente obras que ainda não estejam sob domínio público. A única exceção é a reprografia (xerox) de “pequenos trechos”, feitos pelo próprio copista. Filmes e músicas só podem ser usados em atividades educativas com autorização do autor. Paródias ou uso de trechos por parte de alunos para criar produções próprias também são proibidas.

De acordo com a Rede pela Reforma da Lei de Direitos Autorais, a lei é extremamente tímida ao tratar do direito de pessoas com deficiência. “Somente pessoas com deficiência visual são citadas nominalmente – mas mesmo nesse caso a legislação não prevê fiscalização para garantir que os detentores de direitos atendam suas necessidades. Assim, por exemplo, há grande dificuldade para que essas pessoas consigam de editoras versões digitais de livros para gerar versões em braile ou em áudio”, afirmam as entidades da rede, em publicação sobre o tema (baixe aqui).

Desde 2007, o Ministério da Cultura (MinC) tem dialogado com a sociedade civil, por meio de seminários e conferências, com o intuito de atualizar a lei.. Neste ano, um anteprojeto foi apresentado no site do ministério para consulta pública (www.minc.gov.br/direitosautorais), onde estará aberto a sugestões e discussões até 28 de julho. Um projeto de lei sairá deste processo, e seguirá para o Congresso.

Segundo os professores Pablo Ortellado, da USP, Ronaldo Lemos e Carlos Affonso, ambos da FGV, o anteprojeto apresentado pelo MinC traz avanços, favorecendo o acesso ao conhecimento e à educação.

Entre outros pontos positivos da reforma, eles destacam três: a possibilidade de se exibir filmes e executar músicas para fins educacionais sem autorização do autor, a permissão para cópia livre de obras esgotadas sem fins lucrativos e a possibilidade de bibliotecas, museus e outros órgãos de preservação do patrimônio cultural de fazerem cópias de seus acervos.

Os professores também fizeram críticas ao anteprojeto, principalmente nas restrições às reprografias com fins didáticos (ver matéria completa aqui).

 

Saiba mais sobre a Lei de Direitos Autorais:

Veja um quadro produzido pelo Observatório com os principais pontos discutidos na reforma que envolvem a educação

Leia mais informações sobre a revisão da lei no site do Ministério da Cultura

Acesse o blog da Rede pela reforma: www.reformadireitoautoral.org

 

Leia o que o Observatório já publicou sobre o assunto:

Ministério da Cultura apresenta propostas de reforma da lei de direitos autorais em seminário

“Direito autoral não pode ser impedimento ao direito à educação”, diz advogado

Reforma da lei de direitos autorais: educação não é mercadoria nem crime, dizem debatedores

Lei de direitos autorais brasileira é uma das mais restritivas do mundo, diz pesquisadora

Reforma da lei de direitos autorais favorece o direito à educação

 

Publicações:

Baixe aqui o caderno “Direito Autoral em Debate”, produzido pela Rede pela Reforma da lei de Direito Autoral

Baixe aqui o boletim Desafios da Conjuntura: Os direitos autorais e a educação

Tags: ,

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.