Home » Ação na Mídia

Observatório lança publicação sobre o absenteísmo docente

Enviado por on 22 de outubro de 2010 – 18:24nenhum comentário

Professores faltam ao trabalho e isso prejudica a qualidade da educação. É assim que a maioria das reportagens sobre absenteísmo docente trata o tema. Mas além de não levarem em conta a opinião dos próprios professores sobre o assunto, os jornais não relacionam as faltas às condições de trabalho e saúde dos profissionais da educação.

Para refletir sobre as causas do absenteísmo e as maneiras de enfrentar o problema, o Observatório da Educação da Ação Educativa lançou mais uma edição do boletim Desafios da Conjuntura. O caderno “Por que os professores faltam ao trabalho?” sistematiza o debate realizado no ano passado sobre o tema.

Baixe a publicação na íntegra, em *pdf (3MB)

Além de uma análise da cobertura da mídia sobre o assunto, a publicação possui entrevistas com Maria Auxiliadora Albergaria (da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo), Maria Izabel Noronha (presidenta da Apeoesp), o jornalista Gustavo Heidrich (da Revista Nova Escola), a estudante Agnes de Farias e o diretor de escola João Kléber Santana.

Esta edição também traz artigos das pesquisadoras Aparecida Neri de Souza (Unicamp), Silmar Leila dos Santos (PUC-SP) e Carolina Catini (USP) e do professor Eduardo Amaral, da rede pública de ensino.

A versão impressa será disponibilizada gratuitamente às pessoas interessadas no tema, que devem entrar em contato com o Observatório da Educação pelo e-mail observatório@acaoeducativa.org.

Tags: ,

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.