Home » Plano Nacional de Educação, Reportagem

Leia avaliação de movimentos sobre o substitutivo de Vanhoni ao PNE

Enviado por on 9 de dezembro de 2011 – 23:00nenhum comentário

Após a leitura na última terça (6/12) do substitutivo ao Plano Nacional de Educação (PNE), PL 8035/2010, do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), diversos grupos, sindicatos e movimentos sociais lançaram notas avaliando as principais alterações feitas pela comissão especial.

Veja quadro comparativo que o Observatório preparou com as alterações feitas por Vanhoni.

Participantes do movimento “PNE pra Valer!” reuniram-se com o relator no dia seguinte (7/12) para conversar sobre as alterações do Projeto, principalmente no que se refere à meta 20 que trata do investimento público na educação. Para a articulação, trata-se de uma “manobra financeira” (confira nota da Campanha Nacional pelo Direito à Educação).

Assim que o relatório foi tornado público, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulgou uma “Breve análise do relatório substitutivo do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR) ao PL 8035/2010”, pontuando que “o principal avanço no PNE foi a incorporação do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial), com transição para o CAQ;  o controle social do PNE foi reforçado;  a proposta do relator não determinou as responsabilidades federativas;  há problemas de concepção em algumas metas do PNE e  os 8% do PIB para a área da educação é pouco diante das necessidades e possibilidades do país”, avaliou a Campanha.

Além da Campanha, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) publicou em sua página o texto “PNE: comentários da CNTE ao substitutivo do relator Ângelo Vanhoni (acesse), acerca de temas como o financiamento, Sistema Nacional de Educação, controle social, acesso e permanência, gestão democrática, valorização profissional e avaliação da educação.

 

Tags: ,

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.