Home » Reportagem, Transparência e acesso à informação

Artigo 19 convoca organizações e cidadãos a pressionar por Lei de Acesso à Informação nos municípios

Enviado por on 9 de março de 2012 – 20:11nenhum comentário

A Lei de Acesso foi sancionada em novembro de 2011, exigindo que União, Estados e Municípios tomem medidas para adotar novas regras de transparência até 16 de maio de 2012.

A nova lei assegura que qualquer pessoa tem o direito de requisitar informações de interesse público ao governo, que por sua vez tem o dever de ser transparente. Para tal, determina uma série de obrigações, sanções e procedimentos que garantem que esse direito seja de fato protegido e realizado.

O levantamento vai buscar avaliar quais Prefeituras estão tomando iniciativas legislativas para adotar a nova legislação no nível municipal. Para participar, basta protocolar um pedido de informação (baixe o modelo aqui) na sua prefeitura e informar quando receber (ou não receber) a resposta. As instruções estão abaixo.

De acordo com a Artigo 19, o pedido também é “uma maneira da sociedade chamar à atenção das prefeituras a Lei de Acesso à Informação, pressionando por uma atitude para implementá-la”.

Para conhecer mais sobre a Lei de Acesso à Informação, baixe esta cartilha.

Instruções aos participantes

1. Preencha as lacunas no modelo de pedido de informação.

2. Protocole junto à Prefeitura o pedido de informação até 16/03. Guarde a data e o número do protocolo ou comprovante de recebimento.

3. Quando receber a resposta, preencha o formulário online e envie a resposta digitalizada para pesquisa@artigo19.org até 20/04.

4. Se não receber a resposta até 20/04, preencha neste dia o formulário online.

Atenção

No corpo do e-mail com a resposta, identifique ORGANIZAÇÃO, CIDADE e ESTADO.

Formulário online

Mande uma cópia do pedido à Câmara Municipal. Isso pode motivá-la a pressionar o Executivo a desenvolver uma proposta de regulamentação do direito à informação pública.

Mais informações:

ARTIGO 19
tel.: (11) 3057-0042/0071
Rua João Adolfo, 118 – 8ºandar
Anhangabaú, São Paulo, Brasil
tel. +55 11 30570042/0071
www.artigo19.org
Twitter: @Artigo19

Tags: , ,

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.