Home » Planejamento e gestão educacional, Público x Privado na Educação, Reportagem

Participação de fundações empresariais no “Educação Compromisso” não segue padrão

Enviado por on 13 de abril de 2012 – 22:15nenhum comentário

O Programa Educação Compromisso de São Paulo, ambicioso pacote de políticas da Secretaria de Educação do Estado, tem o apoio de empresas, fundações e ONG, como explicou matéria lançada ontem. Porém, as participações divergem muito de um instituto para outro, não se tratando de uma política coesa. Também não está detalhado nem pelas fundações, nem pela Secretaria, como se dá a participação dos colaboradores.

Segundo notícia da própria Secretaria publicada ano passado, o Programa contava com o “apoio e envolvimento” das seguintes organizações e instituições: Instituto Natura, Fundação Victor Civita, Fundação Lemann, Instituto Unibanco, Comunidade Educativa Cedac, Instituto Hedging-Griffo, Fundação Itaú Social, Tellus, Parceiros da Educação, Fundação Educar DPaschoal, Fundação Bradesco, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Instituto Península, Fundação Arymax e da consultoria internacional McKinsey & Company.

O Observatório procurou as instituições, e averiguou que, ao contrário da lista publicada pela Secretaria, a Comunidade Educativa Cedac não está envolvida neste programa.

O Instituto Península informou que a sua conselheira Ana Maria Diniz tem se envolvido no tema, mas através da Parceiros da Educação – assim como o Instituto Hedging-Griffo.

O Cenpec informou que colaborou na elaboração do Programa, “mas a aplicação fica a cargo da SEE”.

A Fundação Educar D Paschoal não detalhou a participação: “A Fundação Educar atua na área de educação desde 1989. Nosso presidente é sempre convidado para eventos que se relacionam com o tema e participa desses momentos por ser educação o grande foco de atuação da Fundação”. A resposta indica que o apoio da Fundação foi formal, no momento do lançamento.

A Fundação Victor Civita demonstrou ter, entre as fundações, uma presença mais perene. Segundo nos respondeu sua diretora executiva Angela Dannemann, a Fundação oferece apoio institucional ao programa, “participando do planejamento e do acompanhamento das ações”. Participou inclusive das discussões que ocorreram em 2011 de planejamento, principalmente no pilar relativo à carreira e formação de professores e gestores escolares “além de fazer parte dos debates e decisões do grupo como um todo”.

O Instituto Unibanco apoia a Secretaria no programa “Jovem de Futuro”, que objetiva melhorar o desempenho dos alunos e aumento da taxa de aprovação, “por meio de capacitação intensiva dos gestores escolares para alcançar esses resultados”, informaram por meio da assessoria de imprensa. Este projeto conta com recursos do MEC, que repassará os recursos diretamente às escolas. A Secretaria executará este projeto, e o Instituto Unibanco será responsável pelas formações e pelo apoio técnico às unidades, com um investimento de R$ 77 milhões até 2016 – além de aporte de R$ 180 milhões do governo federal.

Das instituições remanescentes, não conseguimos localizar a Fundação Arymax. A Tellus, a Fundação Lemann, a Fundação Itaú-Social, a Fundação Bradesco, o Instituto Natura e a Parceiros da Educação não responderam nossos questionamentos sobre a colaboração no Programa até o fechamento.

Tags:

Deixe um comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você também pode Comments Feed via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.